sábado, 6 de setembro de 2014

A história do chocolate

Ola'!!!
Segue aqui mais um post para vocês se deliciarem!!! Rsrsr

A origem 

O cacaueiro (Theobroma Cacao) é uma planta nativa de uma região que vai do México,passando pela América central ate a região tropical da América do sul,e que e cultivado a pelo menos 3 mil anos na região.
Alguns dos vestigios mais antigos de uma plantação de cacau foi datada de 1100 a 1400 a. C.
Mas essa e uma história muito antiga e muito longa onde envolve personagens documentados cientificamente dos quais podemos falar outra hora...

O surgimento do chocolate como o conhecemos hoje.

Da América para a Europa:
Foi Cristovão Colombo que em uma viagem ao golfo de Honduras em 1502 abordou algumas canoas Maias carregadas de algodão ,armas, utensílios de cobre e Amêndoas de cacau, notou o grande apreço que eles tinham por aquela semente. Mas foi somente com a conquista do império Asteca por Hernan Cortes em 1519  que os espanhois descobriram a sua utilizacão.
Os indígenas o tamavam na forma  de bebida fria e ,sem nenhum adoçante, natural  e sem leite o que o tornava desagradável ao paladar europeu. A adiçao de açucar de cana, canela e anis a fizeram mais apetecível. No seculo XVII o cacau se torna moda na corte europeia, e somente no final do século XVII que o cacau começa a se difundir para todas as classes sociais.
O chocolate passa por uma revolucao molecular passando a ser uma mistura de pó de cacau, leite em pó e açucar; Em 1825 o químico inventor Coenrad Van Houten criou uma prensa que permitia separar o licor da manteiga do cacau. Com o licor criou-se o chocolate em pó e com a manteiga -ADIVINHA!!!
fizeram o primeiro chocolate em barra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário